A dieta mediterrânea é popularmente destacada como padrão alimentar mais saudável do mundo. Os povos dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo consomem esse modelo de alimentação.
O nome “dieta mediterrânea” foi definido em 1960, de forma a representar o padrão alimentar típico de países dessa região, e foi reconhecida em 2010 como Patrimônio Cultural e Imaterial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
De acordo com a U.S. News & World Report, em 2021, esse modelo de alimentação ganhou a medalha de ouro e foi eleita novamente como a melhor dieta, pela quarta vez consecutiva, segundo o ranking anual divulgado pela revista2.
A dieta do mediterrâneo é um modelo de alimentação ideal a seguir, pois apresenta muitos benefícios para a saúde e está relacionada com a redução do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
O alto consumo de alimentos ricos em fibras, vitaminas e nutrientes antioxidantes fornecem proteção para a saúde cardiovascular.
10 Principais características da dieta do mediterrâneo:
A dieta mediterrânea possui características que a transformaram no padrão alimentar mais saudável:
- Alimentos frescos e naturais como frutas, vegetais, pães, cereais integrais, grãos integrais, batatas, feijões, oleaginosas e sementes, em grandes quantidades;
- Alto consumo de peixes e frutos do mar que são ricos em ômega 3, um anti-inflamatório natural.
- Alimentos cultivados, com pouco processamento, respeitando a época de plantação e cultivo, e a região de cada alimento;
- Frutas frescas ou doces regionais são adoçados com mel, as sobremesas típicas, consumidos apenas em quantidades moderadas;
- Azeite de oliva extra virgem como a principal e mais importante fonte de gordura consumida;
- Produtos derivados do leite como queijos e iogurte são consumidos em quantidades moderadas;
- Na semana são consumidos em média quatro ovos de galinha por pessoa;
- A Carne vermelha é consumida em baixas quantidades, priorizando o consumo de peixes e frango;
- O vinho tinto é bastante consumido para acompanhar as refeições, em quantidades moderadas.
- Os alimentos assados, cozidos, refogados e os molhos são sempre temperados com temperos naturais como alho, cebola, orégano, ervas naturais e especiarias.
Falando sobre os estudos:
As pesquisas têm mostrado que a dieta do mediterrâneo também está associada com emagrecimento saudável, com a redução da circunferência da cintura, proteção contra doenças cardiovasculares, com a menor risco de desenvolver síndrome metabólica e diabetes tipo 2, além de redução das inflamações corporais.
Fertilidade:
A dieta do mediterrâneo também está associada com a melhora da fertilidade, sendo um ótimo modelo de alimentação a ser seguido por mulheres que desejam engravidar.
O consumo de pescados ricos em ômega 3 como salmão de água fria, atum, sardinha, arenque, cavalinha e meca, óleos vegetais de boa qualidade como o azeite e a baixa ingestão de carboidratos refinados como pães, massas e farinha branca pode aumentar as chances de engravidar e de garantir uma gestação saudável do início ao fim.
Exemplo de um cardápio estilo mediterrâneo:
Café da manhã:
Chá de ervas + Pão integral com multigrãos + Creme de Ricota com Azeite + Abacate
Lanche da manhã:
Mamão com um punhado de castanhas ou nozes
Almoço:
Peixe assado ou grelhado com Azeite + Batata cozida com molho de tomate e manjericão + Ervilha fresca cozida + Mix de salada de folhas verdes temperadas com Azeite, orégano e limão + Suco de uva integral;
Lanche da tarde:
Iogurte natural com um pouco de Mel puro + Ameixa fresca + Farelo de aveia + Semente de Chia;
Jantar:
Peito de Frango cozido com Azeite + Berinjela assada com tomate, pimentão e azeite + Arroz integral + Lentilha cozida + Salada de Brócolis com Tomate + Abacaxi;
Para finalizar:
A dieta mediterrânea não é apenas um modelo de alimentação saudável utilizada apenas para emagrecer, ela é também um modelo de estilo de vida para quem deseja ter mais saúde e longevidade.
Você pode começar introduzindo pequenas mudanças na sua alimentação atual se baseando no estilo de vida e no modelo de alimentação dos países mediterrâneos. Essas mudanças irão impactar positivamente na sua saúde física e mental.
Me siga nos meus canais sociais ( Instagram & Facebook ) para ficar por dentro de todas as novidades e conteúdos relacionados a emagrecimento e qualidade de vida.
Um abraço da nutri.
Nutricionista formada pelo Centro Universitário Padre Anchietae se especializando no ramo de Emagrecimento e qualidade de vida, trabalho com atendimentos presenciais, online e consultorias. Atendo muitas pessoas que desejam emagrecer e reeducar sua alimentação.
- Compulsão por doces, descubra as causas - 11 de maio de 2023
- Comer de forma saudável e gastando pouco é possível? - 4 de maio de 2023
- É possível emagrecer comendo de tudo? - 27 de abril de 2023