Metabolismo & Emagrecimento

Metabolismo & Emagrecimentos, quais são suas relações?

Qual a relação entre o seu metabolismo e o seu emagrecimento?

Acredito que você deva conhecer pessoas que não comem quase nada e mesmo assim reclamam de não conseguir emagrecer, não é?
E, por outro lado, você também deve conhecer aquela pessoa magrinha que come muito e em abundância e que nunca engorda?
No post de hoje vamos entender porque existe essa grande diferença!

Antes de nos aprofundarmos, vamos entender o que é o tal do metabolismo?

O metabolismo ou taxa metabólica são várias reações químicas que acontecem no nosso organismo, com a finalidade de produzir a energia necessária para nos manter vivos.
Para simplificar ainda mais, o metabolismo é correspondente pela taxa que o corpo gasta energia ou queima calorias.
O nosso corpo queima calorias de várias formas:

1ª Forma: TMB: a taxa metabólica basal é o quanto de energia necessária você precisa para manter todos os órgãos do seu corpo funcionando perfeitamente, em repouso.

2ª Forma: Por meio de várias atividades do dia a dia.

3ª Forma: Através do exercício físico.

Sua Taxa Metabólica Basal (TMB) corresponde com os genes que você herdou de seus pais, e mudar os genes herdados estão fora de nosso controle. Algumas pessoas têm a “sorte” de herdar os genes que favorecem o metabolismo mais acelerado e outras herdam os genes que deixam o metabolismo mais lento.

Mas calma, não se lamente por isso… Seu metabolismo é igual a um motor!

Quando você está quieto ou dormindo, seu motor está lento, igual a um carro parado no semáforo. Porém, mesmo parado em repouso, o seu corpo está usando combustível (energia que vem dos alimentos) para te manter vivo.

A velocidade de como o “motor” do seu corpo funciona é o que irá determinar quantas calorias você queima. Se o seu metabolismo for acelerado, você queima mais calorias em repouso e também durante as atividades.

Ter um metabolismo acelerado indica que você precisa consumir mais calorias para manter o peso atual. Essa é a explicação do porquê algumas pessoas comem bastante e não ganha nadinha de peso.

Porém, já uma pessoa, com o metabolismo mais lento, queima menos calorias em repouso e durante as atividades. Nesse caso, é fundamental ter atenção com a alimentação e com os alimentos que estão sendo ingeridos.

Entendendo um pouco mais sobre o metabolismo e emagrecimento:

Independente se o seu metabolismo é acelerado ou lento, o corpo humano foi feito para armazenar o excesso de energia consumida nas células de gordura.

É uma questão simples de contabilidade:

Quando você consome mais calorias do que o seu corpo gasta nas atividades diárias e exercícios físicos, você ganha peso.
Ou quando você consome menos calorias e gasta mais calorias nas atividades diárias e exercícios físicos, você perde peso.
A Taxa Metabólica Basal pode desacelerar quando o corpo está recebendo mais calorias do que precisa, ou seja, menos calorias estão sendo queimadas com o tempo. Essa é uma das explicações quando você sente que perder peso está mais difícil.

Como faço para acelerar meu metabolismo?

1º Existem alimentos com propriedades de acelerar o metabolismo, eles são famosos por suas propriedades termogênicas, por exemplo:

  • Gengibre, pimenta, canela, café, chá-verde e chá de hibisco.

2º Outro fator é incluir a atividade física na sua rotina para queimar mais calorias e acelerar o metabolismo.

3º Se atente com as quantidades de alimentos consumidos. Como está a qualidade da sua alimentação? Uma alimentação rica em alimentos naturais e saudáveis irá promover muito mais saúde e qualidade de vida do que os alimentos industrializados.

Continue de olho aqui no meu Blog e me siga nas minhas redes sociais para receber meus conteúdos de emagrecimento, com certeza eles irão te ajudar a mudar de vida. Abraços, Nutri. Karine Trevini

Karine Trevini
Últimos posts por Karine Trevini (exibir todos)