Dietas Restritivas

Dietas Restritivas não funcionam, e eu vou te mostrar o porquê!

Um dos motivos que me fazem acreditar que dietas restritas não são nem de longe a melhor opção para quem quer emagrecer é devido ao estresse muito grande e até a compulsão alimentar que ela pode gerar no paciente.
As dietas restritivas são agressivas para o corpo e para o psicológico e podem gerar efeitos negativos em quem restringe demais a alimentação, e isso pode se estender até após a pessoa parar de fazer uma dieta restrita.
As dietas restritivas causam alterações no apetite, principalmente aumentando a sensação de fome, diminui o metabolismo favorecendo o desenvolvimento do efeito sanfona (perda x ganho de peso).

Vou te explicar de uma maneira fácil como as dietas restritas prejudicam o seu corpo:

O nosso corpo precisa de energia para funcionar e conseguimos isso através da ingestão dos alimentos.
Mesmo quando estamos parados, em repouso, ou até mesmo dormindo precisamos de energia para nos mantermos vivos, com todos os órgãos vitais funcionando corretamente, essa energia mínima necessária para vivermos é chamada de metabolismo basal.

Quando alguém começa uma dieta restrita, comendo menos do que a necessidade, o corpo entende que algo de errado está acontecendo com o metabolismo.
Seu cérebro não sabe que você está fazendo uma dieta restrita, porém ele entende essa privação de alimentos como uma agressão, por isso, naturalmente o seu apetite será aumentando, buscando por mais comida.

Porém, quando a comida não vem, o seu cérebro entende que ele está em uma situação de escassez de alimentos, então, ele irá reagir igual fazia com os homens primitivos, ele irá guardar a energia dos poucos alimentos que você está consumindo para se proteger, até porque ele não sabe quando terá nutrientes e energia suficiente novamente.
E por consequência disso, o metabolismo passa a trabalhar mais lento para evitar gastar a energia que tem, basicamente é o “modo de economia ativado”.

Sabe o que acontece após isso? Ganho de peso novamente! Você não irá aguentar por muito tempo ficar com baixa ingestão de alimentos, e quando voltar a comer o que comia antes, seu corpo irá repor tudo aquilo que estava faltando para ele, fazendo você ganhar mais peso, podendo até ganhar mais peso do que tinha antes de iniciar a dieta!

As dietas restritivas podem até funcionar no início, mas com o passar do tempo elas contribuem para que você seja uma vítima do efeito sanfona, entrando no ciclo vicioso das dietas restritas, veja só:

O ciclo vicioso das dietas restritas funciona basicamente assim:

Restrição de alimentos → Leva ao desejo pelo “proibido” → Você não consegue mais segurar o desejo e exagera demais nas quantidades → Depois disso vem a sensação de culpa por comer demais e ter “estragado tudo”

Você conseguiu se identificar com esse passo a passo?

Restrição: “eu vou engordar comendo doce”.
Desejo: “tudo o que eu queria agora era comer um doce! ”
Exagero: Ficou muito tempo sem comer o doce e quando comeu acabou exagerando na quantidade, e sente que “já que eu chutei o balde” vou comer mais, já estraguei tudo mesmo…
Culpa: “Poxa vida, não deu certo, de novo. ” Eu vou ter que começar a fazer outra dieta mais restrita na segunda-feira para compensar esse “estrago”. Já que vou ficar muito tempo sem comer o que eu gosto, eu vou fazer uma despedida da comida e vou comer bastante agora, porque depois vou ter que fechar a boca e não vou poder comer mais.

Fracassar em dietas restritas é a coisa mais normal do mundo, pois elas não são sustentáveis a longo prazo! Elas não são nem de longe a melhor opção para quem quer emagrecer com saúde e qualidade de vida.

Você deve estar se perguntando agora, já que fazer restrição não funciona, como que eu vou emagrecer?

Aqui vão 5 dicas bem simples que geram resultados muito satisfatórios:

  1. Não faça dieta restritiva.
  2. Coma mais alimentos verdadeiros, descasque mais e desembale menos.
  3. Cozinhe suas refeições.
  4. Faça atividade física.
  5. Tenha um planejamento de quando você irá comer refeições livres.

Procure fazer as pazes com a comida, entenda que os alimentos não são inimigos, pare de criar rotulações de que alguns alimentos engordam e outros emagrecem, busque ter uma alimentação variada, com moderação e equilibrada nas quantidades.

Abraços, Nutri Karine Trevini.

Karine Trevini
Últimos posts por Karine Trevini (exibir todos)