Comer saudável gastando pouco

Comer de forma saudável e gastando pouco é possível?

Eu acredito que você já foi ao supermercado e saiu de lá surpreso com o preço que os alimentos então, né? Ou talvez você tenha a crença de que comer saudável custa muito dinheiro…

Em até um certo ponto, a questão financeira pode realmente ser um obstáculo para ter uma alimentação mais saudável.

Mas hoje eu venho contar que existem maneiras de comer saudável e ainda sim economizar, você já sabia disso?

No post de hoje vou dar seis dicas de como você pode estar economizando sem abrir mão de comer comidas saudáveis.

Nós podemos começar a economizar antes de sair de casa para ir às compras, sabia?! Veja só:

1º dica: Faça o planejamento das suas refeições com antecedência. Pegue uma folha de caderno e escreva quais serão as preparações do almoço e do jantar da sua semana.

Ah, e sabe aquela famosa lista de compras? Então, ela é uma ótima ferramenta para te ajudar a saber quais alimentos você precisa comprar.

E antes de sair de casa, veja o que já tem em casa sobrando para evitar compras impulsivas e a se manter na linha com o orçamento.

2º dica: Compre alimentos frescos e sazonais: os alimentos sazonais são aqueles que tem época e estação para estarem sendo vendidos no mercado, eles costumam ser mais baratos e mais frescos. Fazer as compras em mercados locais, hortifrútis de bairros ou em feiras populares pode ser mais barato do que em grandes redes de supermercados.

3º dica: Prefira os alimentos classificados como in natura e minimamente processados: são aqueles alimentos que você encontra na feirinha, nos hortifrútis, no açougue. Como grãos, frutas, verduras, legumes, carnes magras, ovos, etc.

4º dica: Cozinhe seus alimentos em casa: comer fora é legal, mas pode sair caro dependendo da frequência que você vai.

Cozinhar em casa é uma forma de conseguir economizar mais de dinheiro, e você consegue ter uma alimentação com mais qualidade do que comendo em locais que você não sabe como os alimentos foram preparados.

5º dica: Faça refeição vegetariana pelo menos uma vez na semana: as refeições vegetarianas costumam ser mais baratas do que as que contêm carne. Você pode incluir proteínas vegetais, como feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, ou usar ovos de galinha e codorna.

Os legumes da estação e grãos integrais também podem ser uma opção saudável e econômica para o seu bolso.

Que tal fazer as segundas-feiras sem carne, por exemplo?

6º dica: Tenha uma horta em casa: mesmo que ela seja pequena, uma horta feita em casa permite que você consuma alimentos saudáveis e frescos gastando bem pouco e o melhor, sem agrotóxicos.

Se você mora em apartamento, você pode plantar temperos naturais, como manjericão, hortelã, salsa, por exemplo.

Ou se você tem um quintal grande, pode plantar árvores frutíferas, raízes como batatas, cenoura, mandioca, legumes como chuchu, abobrinha, etc.;

Bon appétit!

Agora para finalizarmos, vale a pena pensar em outras alternativas de como você pode estar se alimentando de maneira saudável sem gastar muito! Eu acho super válido usar cupons dos mercados, aproveitar as promoções semanais e se cadastrar nos clubes de descontos pois também são outras formas de economizar dinheiro em suas compras de supermercado.

Se você deseja mais informações sobre o meu trabalho com atendimentos nutricionais de emagrecimento, clique no ícone do WhatsApp, será um prazer te atender!

Por hoje ficamos por aqui e até o próximo post.

Abraços da nutri Karine.

Karine Trevini
Últimos posts por Karine Trevini (exibir todos)