Alimentos Ultraprocessados

Alimentos Ultraprocessados por que evita-los na minha alimentação?

Vamos começar o post do blog de hoje falando um pouco mais sobre os alimentos ultraprocessados. Eu tenho certeza que você já os viu diversas vezes, afinal, esses produtos dominam as prateleiras dos supermercados e estão disponíveis para compra com muita facilidade.

É muito fácil reconhecer os produtos ultraprocessados, eles possuem uma longa lista de ingredientes com nomes difíceis de ler, e a grande maioria desses ingredientes não são encontrados em uma feira de alimentos. Além disso, os ultraprocessados possuem embalagens plásticas, com desenhos coloridos que atraem a nossa atenção.

Agora vamos entender um pouco mais a fundo como é a composição desses alimentos ultraprocessados:

Os alimentos ultraprocessados são produtos alimentícios que passaram por muitos processos industriais na indústria e são compostos por vários aditivos químicos, como conservantes, corantes, aromatizantes e realçadores de sabor. A grande maioria dos alimentos ultraprocessados contém excesso de calorias, gorduras, açúcares e sódio (sal), mas são muito pobres em vitaminas, minerais e nutrientes de boa qualidade.

A indústria alimentícia adiciona todos esses aditivos alimentares para aumentar o tempo de prateleira, ou seja, o alimento irá durar muito mais tempo do que os alimentos que são frescos e naturais.

Além disso, alguns aditivos também aumentam a palatabilidade do produto, eles oferecem um sabor mais agradável, aonde fica difícil conseguir se controlar e comer poucas unidades. A combinação dos ingredientes e dos macronutrientes presentes que estão no alimento ultraprocessado também nos induz a querer comer em maiores quantidades.

Aqui estão alguns exemplos de alimentos ultraprocessados:

refrigerantes, salgadinhos de pacote, biscoitos, bolachas recheadas, cereais matinais açucarados, macarrão instantâneo, sopas em pó, temperos em pó prontos, carnes processadas como “nuggets”, hambúrguer, produtos prontos que são congelados, sucos de caixinha, sucos em pó, bebidas lácteas, achocolatados, bis, chocolates, batatinhas, sorvete de massa, balas, etc.

Caso tenha dúvida em reconhecer um produto industrializado, primeiro confira a lista de ingredientes, se ela for grande e estiver apresentando nomes que você não sabe o que é, esse alimento é um ultraprocessado.

Muitos dos alimentos ultraprocessados são embalados em porções individuais e já estão prontos para serem consumidos, o que torna conveniente fazer o consumo deles, já que muitas pessoas acham mais prático abrir o pacote e comer um alimento que já está pronto que preparar uma refeição fresca que irá dar um pouquinho mais de trabalho. Porém, os ultraprocessados contribuem para o desenvolvimento de um estilo de vida sedentário e a dieta se torna pouco saudável, rica em calorias e pobre em nutrientes de verdade.

O grande problema do consumo exagerado desses alimentos ultraprocessados é que estão relacionados ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado, aumento das triglicérides e ao ganho de peso, gerando um risco maior para o desenvolvimento do sobrepeso e da obesidade. Estudos mostram que uma alimentação rica em ultraprocessados promove um maior ganho de peso quando comparado com a ingestão de alimentos in natura e minimamente processados.

Agora eu imagino que você deve estar se perguntando, ok Karine, eu entendi que esses alimentos não são bons para a minha saúde, então significa que eu não posso comer-los nunca mais?

Eu costumo dizer para os meus pacientes que é quase impossível ficar sem comer algum alimento ultraprocessado já que somos muito bombardeados por eles nos supermercados.

Agora eu quero que você entenda uma coisa muito importante: O alimento ultraprocessado não deve ser a base da sua alimentação, ou seja, simplificando um pouquinho mais, a sua dieta não deve ser composta, em sua grande maioria, por esses alimentos, isso significa que você pode priorizar na sua alimentação os alimentos naturais e saudáveis no lugar dos ultraprocessados. A base da sua alimentação deve ser os alimentos naturais, cereais integrais, leguminosas, frutas, verduras, legumes, carnes, peixes, laticínios, ovos, queijos, etc.

A dica da nutri hoje:

Se você que está buscando melhorar a qualidade da sua alimentação, limite o consumo dos alimentos ultraprocessados e inclua mais alimentos naturais que são muito mais nutritivos, e que irão ajudar a fortalecer a sua saúde e imunidade.

Já que somos muito bombardeados pelos ultraprocessados nos supermercados, procure fazer suas compras aonde tenham uma baixa oferta desses produtos, como feiras de rua, hortifrútis, varejões, sacolões, etc.

Se você deseja emagrecer, não busque por comer menos, mas pense em como você pode melhorar a qualidade da sua alimentação, isso irá fazer uma diferença enorme!

Eu estou aqui para te ajudar a conquistar uma alimentação saudável e uma vida mais leve, se você deseja mudar seus hábitos alimentares, entre em contato e agende sua consulta presencial ou ‘online’, será um prazer te ajudar!

Por hoje é isso e finalizamos por aqui.

Abraços da nutri e até o próximo post.

Karine Trevini
Últimos posts por Karine Trevini (exibir todos)