Alimentos anti-inflamatórios que irão te ajudar a combater as inflamações corporais

Olá, pessoal tudo bem? Hoje vamos conversar sobre inflamação corporal e alimentos anti-inflamatórios, um assunto que está em alta. Antes de falar sobre os alimentos, vou explicar um pouco mais sobre o que é a inflamação e como ela se desenvolve.

A inflamação é provocada por algumas condições, por exemplo, lesões, machucados, cortes, infecções, exposição a substâncias tóxicas e estresse crônico.

Quando o corpo é exposto a esses fatores citados, ele começa a dar uma resposta inflamatória, justamente para nos proteger, ou para combater alguma infecção.

Os sintomas de inflamação podem variar dependendo do local afetado, mas geralmente incluem:

  • Vermelhidão e calor na área afetada
  • Inchaço ou edema
  • Dor ou sensibilidade ao toque
  • Perda de função ou movimento limitado

Esses sintomas são os mais comuns, mas nem todas as inflamações apresentam esses sintomas. No entanto, existe outro tipo de inflamação, conhecida como inflamação crônica.

A inflamação crônica surge quando ocorre uma resposta a uma lesão ou estresse que estão ocorrendo de forma contínua e constante no corpo, e pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo:

  • Obesidade: o tecido adiposo em uma pessoa obesa produz substâncias inflamatórias que podem levar a inflamação crônica no corpo.
  • Alimentação pouco saudável: alto consumo de açúcar, gorduras saturadas, gorduras trans e alimentos processados podem aumentar a inflamação no corpo.
  • Sedentarismo: a falta de exercícios físicos e atividade física pode levar a inflamação crônica.
  • Estresse crônico: o estresse prolongado também pode levar a inflamação crônica no corpo.
  • Exposição a poluentes ambientais: a exposição a substâncias tóxicas no ar, água ou alimentos cheios de agrotóxicos pode levar a inflamação crônica.

É importante ressaltar que a inflamação crônica pode levar ao desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes, artrite e câncer.

Além dos fatores citados acima, existem alimentos que também podem contribuir para gerar inflamação crônica no corpo:

  1. Açúcar refinado e xarope de milho rico em frutose: o consumo excessivo de açúcares refinados e xarope de milho, rico em frutose, pode aumentar a inflamação no corpo e contribuir para o desenvolvimento de obesidade, diabetes e doenças cardíacas.
  • Gorduras trans: são encontradas principalmente em alimentos processados, como salgadinhos de pacote, margarinas, produtos de panificação, esses alimentos podem aumentar a inflamação no corpo e também podem contribuir para doenças cardíacas, diabetes e outras condições de saúde.
  • Gorduras saturadas: são encontradas em alimentos de origem animal, como carne vermelha, bacon, linguiça, embutidos e laticínios integrais, podem contribuir para a inflamação no corpo e aumentar o risco de doenças cardíacas e outros problemas de saúde.
  • Carboidratos refinados: como o excesso de açúcar, farinha branca, doces, pão branco, massas podem contribuir para a inflamação no corpo e aumentar o risco de doenças crônicas.
  • Álcool: o consumo excessivo de bebida alcoólicas podem levar a inflamação no corpo e aumentar o risco de doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, doenças no fígado, diabetes e câncer.

Os alimentos citados acima não precisam ser totalmente removidos da alimentação, mas podem ser consumidos com bastante moderação e equilíbrio, nunca em exageros.

Como vimos que existem alimentos que infelizmente inflamam o corpo, existem também os alimentos com propriedades anti-inflamatórias que conseguem ajudar a reduzir a inflamação no corpo.

Aqui estão os exemplos de alimentos com propriedades anti-inflamatórias:

  • Frutas e vegetais frescos, como mirtilos, cerejas, romãs, brócolis, espinafre, couve, cebola, alho, cenouras e tomates.
  • Grãos integrais, como aveia, quinoa, arroz integral e trigo-sarraceno.
  • Nozes, amêndoas, castanhas, chia, linhaça e sementes de abóbora.
  • Peixes ricos em ômega-3, como salmão, atum e sardinha, anchova, cavala.
  • Especiarias, como gengibre, açafrão, orégano, canela e manjericão.
  • Chás de ervas, como camomila, hortelã e gengibre.
  • Inclua fontes de proteína de qualidade, como peixes ricos em ômega-3, carnes magras, ovos, leguminosas, oleaginosas e sementes.
  • Inclua gorduras saudáveis, como azeite de oliva extra virgem, abacate, peixes gordurosos e sementes.

O grande diferencial desses alimentos é que eles contêm nutrientes antioxidantes, vitaminas e minerais que ajudam a reduzir a inflamação e promovem mais saúde para o corpo.

É muito importante evitar o consumo de alimentos processados, ricos em açúcar, gorduras trans, evite bebidas açucaradas e alcoólicas em excesso.

Como vimos acima, não cuidar da alimentação, não praticar exercícios físicos com regularidade e não cuidar do estresse são fatores que levam a inflamação crônica com o decorrer do tempo, e a inflamação crônica pode levar ao desenvolvimento de doenças.

Por isso, é importante adotar bons hábitos alimentares saudáveis, ter um estilo de vida ativo para reduzir a inflamação e promover a saúde para o corpo, e fazer o gerenciamento do estresse também ajuda a reduzir a inflamação no corpo.

Por hoje é isso, até o próximo post, abraços da nutri.

Karine Trevini
Últimos posts por Karine Trevini (exibir todos)