Tudo o que você precisa saber sobre o exame de bioimpedancia

Bioimpedância, Tudo o que você precisa saber sobre esse exame.

O que é o exame de Bioimpedância?

O exame de bioimpedância analisa a atual composição corporal, indica a quantidade aproximada de músculo, gordura corporal, IMC, Taxa Metabólica Basal, gordura visceral e idade corporal.

Esse exame é muito importante para realizar a evolução da composição corporal após seguir um plano alimentar e seguir com os treinos específicos.A bioimpedância pode ser realizada por pessoas que estejam no processo de emagrecimento, de hipertrofia muscular, de redução de gordura corporal, por atletas profissionais e por praticantes de atividade física.

Como funciona o exame de Bioimpedância?

A balança de bioimpedância possui uma placa de metal na parte inferior, onde os pés estarão posicionados. Uma corrente elétrica de baixa voltagem será emitida, mas fique tranquilo, você não irá levar um choque, a corrente é imperceptível.

Essa corrente elétrica passa pelo corpo e através da velocidade com que a corrente passa pela água que contém nos músculos e com a resistência que gordura corporal faz a essa corrente, é isso que vai mostrar qual é a quantidade de massa muscular e gordura corporal que tem no seu corpo.

Por que você deveria fazer o exame de Bioimpedância?

Com o exame, os seus resultados estarão mais precisos sobre a sua composição corporal atual e com isso, é possível realizar um tratamento ou intervenção com mais precisão, de acordo com a sua necessidade e composição atual.

Quais são os benefícios de fazer o exame de Bioimpedância?

É um método de avaliação corporal que irá complementar ainda mais a avaliação nutricional feita com fita métrica e adipômetro, e com isso trazer resultados mais precisos.
Outras vantagens é que esse exame é muito prático, indolor e rápido.

Quais são os pré requisitos antes de fazer o exame de Bioimpedância?

✔ Não comer e não beber café nas 4 horas anteriores ao exame.
✔ Interromper a atividade física de 24 a 48 horas antes do exame.
✔ Beber entre 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame, ou seja, estar com o corpo hidratado.
✔ Não ingerir bebidas alcoólicas nas 48 horas anteriores ao exame.
✔ Não passar creme nos pés ou nas mãos para não interferir na leitura do equipamento.
✔ Usar roupas leves e poucas peças para garantir que os resultados sejam os mais exatos possíveis.
✔ Para as mulheres, o ideal é não fazer a bioimpedância no período menstrual, pois a retenção de líquidos interfere no resultado.
✔ Ir ao banheiro cerca de meia hora antes do exame.
✔ Não usar nada metálico durante a bioimpedância (relógio, anéis, piercings, corrente, pulseiras etc.).

Contraindicações: Pessoas que utilizam marcapasso e/ou que contenham placas metálicas no corpo e também mulheres gestantes não devem realizar o exame!

Quais são as informações coletadas neste exame?

O exame de bioimpedância extrai resultados da sua composição corporal, como:

  • Peso Atual
  • IMC (Índice de Massa Corporal): É calculado dividindo o seu peso (em kg) pela sua altura (em metros) ao quadrado.
  • Taxa Metabólica Basal (TMB): Representa a quantidade mínima de calorias por dia que o seu corpo precisa, em repouso, para que todos os seus órgãos funcionem corretamente.
  • Percentual de massa muscular: A quantidade de massa muscular também representa a massa livre de gordura, que não é apenas os músculos, mas também é incluído todos os órgãos, ligamentos, líquidos e músculos).
  • Percentual de gordura corporal: Obtido através das células de gordura que estão distribuídas no corpo e localizadas embaixo da pele.
  • Gordura visceral: Se refere à gordura que se concentra nas camadas mais profundas do abdômen. Esse tipo de gordura é perigosa quando em excesso, pois há chances de ocorrer alterações hormonais, desenvolvimento de doenças metabólicas e prejuízos ao fígado.
  • Idade corporal: Através da avaliação de todos os índices citados acima, é possível saber com quantos anos sua composição corporal está se parecendo.

               

              Novidades

              Agora em Janeiro de 2023 teremos uma balança de bioimpedância no meu consultório! Assim as avaliações nutricionais estarão mais completas e modernas. Demais, né? Estou super feliz por essa conquista, com ela irei proporcionar ainda mais qualidade e tecnologia para o seu atendimento.

              Karine Trevini
              Últimos posts por Karine Trevini (exibir todos)

              Deixe um comentário

              O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *