Entendendo o que é o cortisol:
O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais sendo liberado em situações de estresse e tensão para nos manter em estado de alerta.
Esse hormônio não atua somente de forma negativa no nosso corpo, ele também ajuda a reduzir inflamações, garante o bom funcionamento do sistema imune e mantem os níveis de glicose no sangue e a pressão arterial em níveis estáveis.
Por que é considerado hormônio do estresse?
Quando somos expostos, frequentemente, a situações de nervosismo ou intimidações, o corpo irá produzir e liberar cortisol.
É natural que ao longo dos períodos do dia os níveis de cortisol se alterem. É o descontrole frequente do hormônio que leva a uma série de consequências negativas que impactam principalmente na saúde e na qualidade de vida.
Quando começa a fazer mal para a saúde?
Quando ocorre a liberação em excesso, por um longo período, começam a surgir os efeitos negativos na saúde, como o estresse rotineiro e fadiga crônica, por exemplo. Podendo também causar irritação, ansiedade, ganho de peso e perda de massa muscular.
Além de doenças como depressão, diabetes, hipertensão arterial, compromete do sistema cardiovascular e causa problemas gastrointestinais.
O excesso de cortisol também diminui a libido e pode alterar o ciclo menstrual das mulheres.
A importância de regular o Cortisol:
Com a regulação do cortisol conseguimos favorecer o bom funcionamento o sistema cardiovasculares, do sistema imunológico e do metabolismo corpora, além de garantir uma recuperação tranquila após as atividades físicas.
O hormônio quando está elevado favorece o ganho de peso e o acúmulo de gordura corporal, melhorar os níveis do hormônio evita essa consequência do aumento de peso.
Confira os melhores alimentos para regular o cortisol:
✔️ Abacate (o melhor modulador)
✔️ Oleaginosas
✔️ Semente de girassol e Semente de abóbora⠀
✔️ Frutas cítricas⠀
✔️ Vegetais verdes escuros⠀
✔️ Tomate e batata inglesa⠀
✔️ Chá verde⠀
Outras dicas para regular:
Beba bastante água ao longo do dia, mantenha uma boa hidratação isso ajuda a reduzir os efeitos negativos do cortisol elevado.
Evite a cafeína em excesso, como cafés, chá preto, chá matte, refrigerantes do tipo cola e bebidas alcoólicas, em altas quantidades elevam o cortisol. ⠀
Tenha uma boa noite de sono, com qualidade, também irá ajudar a reduzir, sendo que não dormir bem é um fator forte para aumentar os níveis do hormônio.
Faça atividade física com regularidade, realizar atividades aeróbicas são ótimas medidas.
Tenha hobbies e passatempos, caso ainda não tenha, busque desenvolver atividades que você goste muito de faze-as, pois elas irão ajudar a se distrair e esquecer do estresse.
Busque entender as causas que estão te deixando estressado é fundamental para descobrir quais são as melhores soluções para essas questões.
Nutricionista formada pelo Centro Universitário Padre Anchietae se especializando no ramo de Emagrecimento e qualidade de vida, trabalho com atendimentos presenciais, online e consultorias. Atendo muitas pessoas que desejam emagrecer e reeducar sua alimentação.
- Compulsão por doces, descubra as causas - 11 de maio de 2023
- Comer de forma saudável e gastando pouco é possível? - 4 de maio de 2023
- É possível emagrecer comendo de tudo? - 27 de abril de 2023